A fratura de compressão vertebral é uma lesão que ocorre quando um ou mais ossos da coluna vertebral sofrem uma compressão e entram em colapso. Entre as causas mais comuns estão a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos, aumentando o risco de fraturas. Além disso, tumores que crescem dentro ou perto da coluna vertebral e traumas diretos, como quedas ou acidentes de trânsito, também são causas frequentes de fraturas de compressão vertebral.
Normalmente, os sintomas de fratura de compressão vertebral podem variar em gravidade. O início súbito de dor nas costas é um dos sintomas primários, assim como dificuldade de locomoção e fraqueza ou formigamento nas áreas afetadas, dependendo da localização e da gravidade da fratura. Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar uma deformidade física visível (“corcunda”).
Diagnóstico de fraturas por compressão vertebral
Para diagnosticar a condição, o ortopedista irá coletar o histórico médico do paciente, acompanhado de um exame físico completo. Em conjunto, pode ser solicitado que o paciente realize determinadas posições ou movimentos para melhor identificar a origem da dor e o nível de mobilidade comprometido.
Para confirmar o diagnóstico, geralmente são necessários exames de imagem, como o raio-x para mostrar alterações na estrutura óssea e a ressonância magnética, utilizada para verificar o tempo da fratura (aguda ou crônica) e avaliar os danos ao tecido circundante.
Tratamento das fraturas de compressão vertebral
O tratamento para uma fratura de compressão vertebral depende da causa e da gravidade dos sintomas. As abordagens não-cirúrgicas são geralmente a primeira linha de tratamento e podem incluir medicamentos para alívio da dor, como analgésicos e anti-inflamatórios. A fisioterapia também é recomendada para melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos das costas e do abdômen.
Nos casos em que o tratamento conservador não alivia adequadamente os sintomas ou quando a fratura é severa, opções cirúrgicas como a cifoplastia podem ser consideradas. Esse procedimento é minimamente invasivo e muito efetivo, capaz de corrigir a deformidade vertebral e estabilizar a fratura. Existem outras formas de tratamento cirúrgico que podem ser discutidas caso a caso.
Processo de reabilitação
A reabilitação pós-cirúrgica é uma parte muito importante do processo de recuperação após uma fratura de compressão vertebral. O principal objetivo da reabilitação é restaurar a funcionalidade completa e prevenir futuras fraturas. Geralmente inclui fisioterapia, que se concentra em exercícios de alongamento, fortalecimento e melhoria da postura. A reabilitação também pode envolver modificações no estilo de vida, como ajustes na dieta e incentivo à prática de atividades físicas, para garantir uma boa saúde óssea e evitar quedas.
Agende sua consulta ou fisioterapia no a+ Ortopedia
O a+ Ortopedia traz a qualidade do Grupo Fleury para as suas consultas com profissionais que são referência nas mais diversas subespecialidades da ortopedia.
Além disso, todas consultas, procedimentos e exames do a+ Ortopedia são realizados no mesmo local para proporcionar mais comodidade e segurança para nossos pacientes.
Também temos espaços dedicados à realização de fisioterapia preventiva, ou para tratamentos de lesões, traumas e pós-operatório, com profissionais especializados em reabilitação ortopédica.
Nossa equipe está preparada para oferecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado, garantindo o melhor cuidado para sua saúde.
Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4004-6750
Posts relacionados
Fraturas de Compressão Vertebral
Espondilose: Diagnóstico e Tratamentos!
Escoliose: o que é e como tratar?
Fleury S.A. | CNPJ: 60.840.055/0001-31
Av. General Valdomiro de Lima, 508 | São Paulo | SP | CEP: 04344-070
© 2019 a+ Medicina Diagnóstica – Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Atualizado em 30/11/2022