Serviços

Hérnia de Disco: Diagnóstico e tratamentos

amaisortopedia

A hérnia de disco é uma condição médica comum, que ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco intervertebral extravasa por uma fissura no anel fibroso. Inúmeros fatores contribuem para o desenvolvimento dessa patologia. Entre as causas mais frequentes estão a degeneração natural devido ao envelhecimento, levantamento inadequado de peso, movimentos repetitivos e lesões na coluna, como quedas ou acidentes. Além disso, a predisposição genética pode influenciar a estrutura e resistência dos discos, facilitando o aparecimento da hérnia. 

Apesar dos sinais apresentados variarem em gravidade e localização, usualmente, incluem dor localizada na região lombar ou cervical, fraqueza muscular e dificuldade em movimentar membros afetados. Formigamento e choques nos membros inferiores, dor lombar, dor ciática e falta de sensibilidade são outros sintomas relacionados à hérnia de disco. 

Diagnóstico e tratamento da hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco geralmente começa com uma avaliação clínica detalhada, onde os sintomas e histórico médico do paciente são cuidadosamente analisados. Para confirmar o diagnóstico, exames de imagem como ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC) são solicitados. Desse modo, é possível visualizar com clareza a estrutura dos discos intervertebrais e das áreas de compressão nervosa. 

A abordagem inicial para tratar hérnia de disco costuma ser conservadora e é definida de acordo com a condição do paciente. No geral, essas medidas incluem o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor, fisioterapia para fortalecer a musculatura da coluna e injeções epidurais para reduzir a inflamação ao redor dos nervos. 

Já a intervenção cirúrgica para hérnia de disco é considerada em casos onde o tratamento conservador não alivia os sintomas ou quando há um comprometimento neurológico significativo. Nessa situação, é necessário descomprimir os nervos afetados e estabilizar a coluna. Entre as técnicas mais realizadas para remover a parte herniada do disco, destacam-se a discectomia, a microdiscectomia e a endoscopia.

Reabilitação pós-cirúrgica

Após a cirurgia para correção de hérnia de disco, a fase de reabilitação é fundamental para a recuperação completa do paciente. Inicialmente, o processo inclui uma fase de repouso, seguida por uma introdução gradual de exercícios destinados a restaurar a força e a mobilidade da coluna. 

A reabilitação não só auxilia na recuperação física, mas também é necessária para prevenir recidivas. É por isso que um programa de reabilitação bem estruturado pode fazer uma diferença significativa nos resultados a longo prazo, minimizando o risco de futuras complicações.

Agende sua consulta ou fisioterapia no a+ Ortopedia

O a+ Ortopedia traz a qualidade do Grupo Fleury para as suas consultas com profissionais que são referência nas mais diversas subespecialidades da ortopedia.

Além disso, todas consultas, procedimentos e exames do a+ Ortopedia são realizados no mesmo local para proporcionar mais comodidade e segurança para nossos pacientes.

Também temos espaços dedicados à realização de fisioterapia preventiva, ou para tratamentos de lesões, traumas e pós-operatório, com profissionais especializados em reabilitação ortopédica.

Nossa equipe está preparada para oferecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado, garantindo o melhor cuidado para sua saúde.

Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4004-6750


Sobre a a+

Contato

São Paulo  
(11) 4004-6750  

Redes Sociais

Baixe o aplicativo

Fleury S.A. | CNPJ: 60.840.055/0001-31
Av. General Valdomiro de Lima, 508 | São Paulo | SP | CEP: 04344-070

© 2019 a+ Medicina Diagnóstica – Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Atualizado em 30/11/2022